O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, recebeu nesta manhã (17), a visita especial de alunos dos 5º anos da Escola Municipal Getúlio Vargas, acompanhados de professores, diretores e pais. Na oportunidade, além de apresentarem ao prefeito os “robôs”, entre outros trabalhados desenvolvidos no decorrer das aulas de robótica, eles fizeram também a entrega de um presente especial (mino robô), que simboliza a qualidade e evolução que a disciplina tem causado dentro e fora de sala de aula. Conforme a professora responsável, Mari Calisti, as aulas de robótica têm estimulado a parceira e melhor entrosamento entre os alunos, além de envolver questões importantes da sociedade. “Nas últimas semanas, nossas atividades de robótica com esses alunos foi voltada à preservação e cuidados com o meio ambiente, unindo as práticas absorvidas em sala, com criatividade e responsabilidade social”, afirma.
Seguindo esse exemplo, o aluno Pedro Cainã(5º), apresentou ao prefeito o robô confeccionado, visando os cuidados com o meio ambiente. “Usei materiais recicláveis, para criar meu robô. Ele tem como função recolher o lixo reciclável, mantendo a limpeza dos locais, com compartimentos específicos, separando corretamente o lixo”, explicou.
O prefeito parabenizou a todos os alunos, reiterando a importância e bons desdobramentos que a robótica tem promovido entre os alunos da Rede Municipal de Ensino. “É incrível ver o comprometimentos dos alunos e professores junto à robótica. São atividades que promovem maior desenvolvimento dos alunos dentro e fora de sala de aula. Investir na educação de qualidade é salvar o nosso país, colocando nossas crianças de jovens no caminho do bem. Estamos satisfeitos com os resultados já alcançados”, disse.
O projeto de Robótica nas Escolas Municipais foi implementado no início de março de 2018 pela Secretaria Municipal de Educação, atendendo cerca de 6 mil alunos do 1° ao 5° ano.
Além dos professores e alunos, as atividades aliadas à robótica tem alcançado também os pais dos alunos, envolvendo a família do desenvolvimento dos trabalhos. Claudionor Silva, pai da aluna Nicole Nascimento(5º) salientou como a disciplina tem unido a família dentro de casa. “Em casa, ajudamos a Nicole com a montagem do robô, tendo um momento prazeroso de aprendizagem e união. Conseguimos nos desligar dos celulares e televisão, focando apenas no que é necessário. A robótica nas escolas também tem a proposta de unir os pais com os filhos”, contou.